quinta-feira, janeiro 12, 2006

Luz

Terça-Feira, 01:30

Depois de te ouvir pela quarta vez (ao telemóvel) e depois de te ter repetido não sei quantas vezes, os porquês de agora não estares, tu perguntaste o que eu queria.

Eu já desisti de ti. Tu já não estás no lugar onde sempre estiveste.

Falaste tanto tempo que esgostaste a capacidade de te ouvir. Falavas e eu estava ali... Nunca te respondi.

Sei que tu perguntaste o que eu queria.
"Mais luz" foi o que eu disse. "Mais luz?, que queres dizer com isso de... mais luz??", "Mais luz" - respondi. Pousei o telemóvel, desliguei e virei costas.

(Tu não acendeste a luz, lembras?)

Da luz que não tem definição. Da luz da esperança e da liberdade.

Este lado
(Octavio Paz)

Há luz. Não lhe tocamos nem a vemos.
Nas suas vazias claridades
Repousa tudo o que vemos e tocamos.
Eu vejo com as pontas dos meus dedos
O que os meus olhos apalpam:
Sombras, mundo.

Com as sombras traço mundos,
Dissipo mundos com as sombras.
Ouço palpitar a luz do outro lado.

Mas, há luz... que apagou e que dá a ver.
O que sinto com ela, é-lhe estrangeiro como um povo migrante, nómada, que acampou à beira de um rio gelado, com um nome que não sabe sequer pronunciar. Mas, se me lês sabes que este é o teu brilho.

________________________________

P.S.1: Há luzes visíveis e invisíveis.
P.S.2: Luz s.f. - fluxo radiante capaz de estimular e reproduzir a sensação visual; [fig.] Brilho; verdade; guia.
P.S.3: Há luz nos olhos e na boca.

14 comentários:

polegar disse...

há luz nos dedos...

Anónimo disse...

...e ainda a luz do outro que nos faz acontecer e existir... que nos dá um sentido e nos ilumina o caminho... há a reciprocidade da luz. Luzes que uma sem a outra se anulam, se apagam... acho.
BJ SK

Madame Pirulitos disse...

Lead Me

(Om Asatoma)

Asatoma Sat Gamaya
Tamasoma Jyotir Gamaya
Mrityorma Anritam Gamaya

Lead me from the unreal to the Real
Lead me from the darkness to the Light
Lead me from the temporary to the Eternal

Brihadaranyaka Upanishad

Rui Miguel Ferreira disse...

And if you listen I can't call
And if you jump, you just might fall
And if you shout, I'll only hear you

If I could stay...
Then the night would give you up
Stay...then the day would keep its trust
Stay...with the demons you drowned
Stay...with the spirit I found
Stay...and the night would be enough

"Three o'clock in the morning
It's quiet and there's no one around
Just the bang and the clatter
As an angel runs to ground

Just the bang
And the clatter
As an angel
Hits the ground "

Rui Miguel Ferreira disse...

Cara, Zahaara.

Essa, é a letra de Stay (Far away, so close) - U2.

Bjos

Rui

polegar disse...

gosto dessa música...

Madame Pirulitos disse...

O filme...maravilhoso

Rui Miguel Ferreira disse...

...qual filme, Macaso?

Anónimo disse...

A luz ou a ausência dela...também por aqui...o meu penúltimo post tinha o mesmo nome.
É o eterno fascínio pelo brilho , o eterno deslumbre pelo que não temos mas que chega até nós, do que não está, mas se sente no corpo e na alma. É o eterno jogo das sombras... e dos espelhos...

Madame Pirulitos disse...

Faraway so close...Wim Wenders. Fabuloso.

colher de chá disse...

tens de procurar uma vela nova:) ela dar-te-á outra luz. pode ser q mais bonita.
mas não desistas de a encontrar. pode ser?

Rui Miguel Ferreira disse...

Obrigado pela vossa carinhosa visita!


Olá Polegar: essa música faz-me coisas que eu não consigo explicar...

Olá Colher de Chá: claro que não vou desistir nunca da luz que ilumina; de uma velinha luminosa... mas, gostei muito da tua esperança! és como eu.

Olá Macaso: não vi esse..., mas no próximo Domingo de chuva pachorrenta e que acorde em estado de letargia - irei espreitar.

Olá Ernest! há luzes que têm brilhos que nos fascinam ao primeiro contacto... também há luzes que nos cegam. e há aquelas que nos iluminam o caminho. também há aquelas tipo "lusco fusco" que nem fazem uma coisa nem outra (andam ali a empatar!)... fica a questão: qual delas queres ser?

Bjos a todos
Rui

Anónimo disse...

A beleza das cores não está na luz em si, mas na capacidade que cada objecto em que a luz incide tem de a refletir ou absorver...

Rui Miguel Ferreira disse...

ernest: claro que sim. também quis dizer isso.

bjo
Rui