sexta-feira, novembro 04, 2005

(...)

Estou bastante animado com os últimos dias de chuva, especialmente o de ontem e de Quarta. Sinto falta do frio e dos dias molhados. Estes dias são propícios à introspecção, convidam-nos a parar um pouco e a olhar bem lá para dentro de nós. Depois, das duas uma: ou sai uma genialidade, ou (como norma) não sai nada a não ser bocejos...
Há uns dias, em conversa, dizia-se que dias como estes só servem para dormir e "vá lá" sonhar também... Pensei eu de imediato: "...o que já não é mau!, tendo em conta que nos dias de calor passados na praia tentar dormir há procura de um sonho pode terminar na queimadura da época..."
O mundo dos sonhos é muitas vezes, um bom termo de comparação para o mundo da razão. E é-o porque os sonhos usam-na, misturam-na com a ilusão, baralham e dão. Não vou aqui falar da importância do sonho na vida de cada um, deixo apenas a proposta: "Pedra Filosofal" de António Gedeão. Sabemos que o sonho comanda a vida, e mais do que nunca vivemos num tempo tão carregado de estigmas, que a importância do sonho é, novamente, urgente. Para lá de todos os índices económicos em estado negativo e de todos os défices que teimam em se repetir mês após mês, o défice do sonho é o mais crítico e preocupante. Não há economia que resista a tal estado muribundo da sociedade...
Eu, na Quarta - Feira à noite, lá me sentei no quarto a ver a chuva, a ouvir Piazzolla e a ler a Ilíada... e foi uma noitada em cheio! Há muito tempo não me sentia tão confortável. Não vale a pena virem-me dizer que estiveram ali ou acolá (..no Estádio da Luz no SLB vs Villareal...), que viram isto ou aquilo (a 1ª Companhia...) ou que estiveram com alguém tremendamente sexy... porque esta, para mim, foi a noite perfeita.

(...)

4 comentários:

SalsolaKali disse...

Uma noite de conforto a que só falta a lareira e um chá quente...
E um boa companhia para partilhar a cumplicidade de um livro e de um espaço, do som do estalar da lenha...
O sonho e o sono são o que sustenta a própria vida. Antes um défice económico, que um défice de sonho... :)
BJ GR

P.S. Ainda bem que voltas-te ao Pedras. Desculpa-me. Esqueci-me momentaneamente de ti. Mas não volto a faze-lo. Vou-te adicionar a um cantinho… no das rochas metamórficas (as de metamorfismo de contacto).

Rui Miguel Ferreira disse...

SK:
A lareira? No meu quarto não há! O chá? Esse sim. A companhia? Essa teria de ser mesmo boa... e lá diz o senso comum: "mais vale sózinho..."
Eu vou muito ao teu Pedras, fico é sem as palavras, porqur tu fazes o favor de dizer tudo (ou quase). Acertas-te! Eu sou muito metamórfico...

Obrigado SK

Bj
Rui

Anónimo disse...

Até uma economista tem que concordar com essa tua teoria de que um déficit de sonho inviabiliza o crescimento : )
Raquel Sousa

_vera_ disse...

não sei se vais ler isto, mas não resisti: a Ilíada...a exultação do sol homérico num dia de dilúvio. singular combinação, em que ambos se acentuam:)