sábado, novembro 12, 2005

"A palavra amor"

A palavra amor
"Estou apaixonado pelo amor, mas tão terrivelmente apaixonado que ponho a palavra em todo o lado, decompondo-a repetidamente em todas as letras com que é escrita, e vejo-a em tudo para onde olho, e noto-a em tudo o que noto, e sinto-a em tudo o que sinto, e deixo-a onde sempre quero, que é invariavelmente naquilo em que preciso para ser feliz, e chamo-lhe nomes baixinho, segredo-lhe suspiros ao ouvido, toco-a enquanto escrevo nas linhas da mão.
E eu, que não sei bem se acredite ou não em Deus, acredito tanto nela que mesmo se Deus viesse para pôr ali o seu dedo, julgo que ficaria como eu, parado, deslumbrado, tão petrificadamente emocionado que acabaria por perceber que mais nada valeria a pena fazer, pois que assim já estava perfeito. Até que, como um menino (em Deus-menino acredito muito facilmente), rebolaria na areia até ficar croquete, lançar ao mar numa garrafa, vidro verde meio baço, tampa cuidadosamente calafetada, uma mensagem em letra mal escrita de espuma de apenas uma palavra: amo tracinho te.
Gosto muito da palavra amor, mas gosto ainda mais daquilo para que ela serve."
in: Preciso de ti, Pedro Strecht, Assírio & Alvim, Lisboa, 1999, pág. 35.
O excerto que aqui trancrevo de Pedro Strecht, além de ser uma pérola para os sentidos, toca nos pontos fundamentais do sentir. A beleza do texto encontra a sua fonte na beleza do sentir amor, naquilo que "ele" pode ser.
O amor é um desses "contactos" ou é "o contacto" entre humanos que mais banalizado foi. A palavra "amor" surge em todo o lado, usada para todos os fins... parece já não suscitar aquilo que realmente é. Ás vezes parece gasta, ultrapassada... vive momentos de crise. Usa-se a palavra amor para quase tudo, ouvimo-la com tanta frequência e nas situações mais inesperadas que a palavra já não é aquilo que representa.
"Gosto muito da palavra amor, mas gosto ainda mais daquilo para que ela serve."

28 comentários:

Madame Pirulitos disse...

"Existem palavras sábias mas a sabedoria não é suficiente, falta a acção"
Moreno

A palavra amor é uma dessas palavras. Pode ser mil e uma vezes escrita mas isso significará que já se amou?

Rui Miguel Ferreira disse...

Por se dizer a palavra não significa que já se amou, mas a extrapolação da palavra leva a que cada vez menos se saiba o que é amar...

Rui

Rui Miguel Ferreira disse...

Zahaara,
Não agradeças a visita que eu gostei imensoo..

Amor..
..e tu conheces? Fala-me dele..

Bj

Rui

polegar disse...

gosto de amor. gosto de amar. perdoem-me a presunção de achar que sim, amo :)

colher de chá disse...

É uma palavra bonita. Q geralmente me traz coisas bonitas. Mas saberei eu o que significa na verdade?... Saberá algum de nós? Quero acreditar q sim. Mais q isso, acredito de facto q existe um "amor" em cada um de nós, q para cada pessoa, o amor tem uma definição diferente. :)
Beijos e parabéns por tão saudável discussão

Madame Pirulitos disse...

Love is the voice under all silences



E se estivermos apixonados pela palavra amor isso será mau?
Já vi pessoas obcecadas por ouvirem um amo-te daqueles de quem gostam e sentem que um gosto muito não chega.
Há quem prefire um amo-te mentiroso do que um gosto de ti sincero.
E depois há aqueles que nunca dizem amo-te porque fica mal, já não se usa. Tempos modernos...
E se estivermos apaixonados pela palavra amor isso será mau? Será mau podermos usá-la constantemente ou tem que ser tão preservada que se torne tabu?

Eu sou pelo amor, signifique isso o que significar. É como os comprimidos, temos que tomá-los na dose certa. Às vezes temos o síndrome de abstinência outras vezes temos uma overdose. Que se lixe...

Rui Miguel Ferreira disse...

Áh! o amor...

Penso que o amor é uma fórmula que necessita dos valores correctos.. se não tiverem os valores correctos pode ser outra coisa qualquer.. mas falar de amor é falar de duas pessoas que o acaso teve o privilégio de unir numa simbiose extraordinária - e como essas coisas são difíceis... Amar é conhecer o outro, é ser o outro e deixar ele ser-nos também, e isso será possível se o outro não está disponível para o amor? Se invariavelmente não somos o outro nem ele nos "é"? humm, não sei... mas não consio ver de outra forma. Ás vezes queremos ser o outro e não somos, outras vezes há que somos e o outro não tem espaço para ser...

Depois, há a paixão, a loucura, o gostar, o estar obcecado por, ...

Rui Miguel Ferreira disse...

Polegar,

...que bom amar...

Bj

Colher de Chá,

a discussão sera sempre melhor contigo.

Bj

Madame Pirulitos disse...

E o amor platónico, e o amor não correspondido, e o amor filial e maternal...
Será melhor sofrer por amor ou da falta dele?
Desculpa, mas provavelmente ainda te vou confundir mais...
Em Março de 2000 entreguei um trabalho que se chamava "Amor, Vínculos & outros Atilhos". Do que me fizeste lembrar. Obrigada. Vai ter direito a post. Obrigadinha...a sério!

Madame Pirulitos disse...

E com que então eu não mereço uma palavra. Sim senhora, sim senhora...

Madame Pirulitos disse...

Esquece tudo o que te disse...


Era uma das músicas propostas

Rui Miguel Ferreira disse...

Macaso,
claro que mereces um comentário!
O comentário "Áh! o amor..." era para ti!

Eu falava do amor entre duas pessoas que o acaso faz questão de colocar.

Amor platónico... fala-me dele. e, dos outros também.

Bj

Rui

Rui Miguel Ferreira disse...

esquece tudo o que te disse... era só uma proposta musical?

polegar disse...

esquece tudo o que te disse... grande filme, música fantástica...

Madame Pirulitos disse...

Este grupo é giro, não os azemble quartet (que também o são) mas este grupo/malta dos blogues. Uma tem nome de roupa (:)), outra tem nome de livro infantil, outra tem nome de homem mas é só para enganar e outro está-se nas tintas para isso e assina o seu nome (não me vais dizer agora que este afinal não é o teu nome). Ainda há outr@s que já fazem parte da minha vida. A colherzinha, a pescada, a broa (tem graça que o Rui é o único rapazito).


Apeteceu-me falar nisto. Se não vos fizer sentido, bem...esqueçam tudo o que vos disse.

Rui Miguel Ferreira disse...

...pois é macaso, este é mesmo o meu nome! A interpretação que fazes aos "nicks" é engraçada.. dá que pensar!

Zahaara, também já passei por uma experiência semelhante...

Esquece tudo o que te disse... não conheço, mas vou à procura.

O tema causou tanto interesse, que vos aconselho o próximo post..

Obrigado pela vossa visita, e por contribuirem por dificultar o tema!

Bj

Rui

Madame Pirulitos disse...

Eu até sabia isso ou julguei que sabis. Mas como nunca tinha falado contigo foi uma forma de nos conhecermos. Não leves a mal...

Madame Pirulitos disse...

Eu até sabia isso ou julguei que sabia, mas como nunca tinha falado contigo foi uma forma de nos conhecermos. Não leves a mal...

Anónimo disse...

"As palavras são como pedras", se as repetires infinitas vezes deixam de ter sentido, por isso, a palavra Amor não é nada. As palavras são apenas uma forma de se banalizar um sentimento. Raquel Sousa

Anónimo disse...

"As palavras são como pedras", se as repetir infinitas vezes deixam de fazer sentido, por isso a palavra Amor é nada. As palavras são apenas uma forma de banalizar os sentimentos.
Raquel Sousa

Rui Miguel Ferreira disse...

Olá Raquel!

Primeiro, deixa-me dizer, que esta é uma surpresa muito boa... Muito, muto boa a visita da minha amiga do coração aqui ao Rupturas. Sê bem vinda.

As palavras podem ser pedras, sim podem. Mas, as palavras podem ser aquilo que tu quiseres que elas sejam. As palavras têm o seu sentido, elas são uma das ferramentas e das matérias primas da nossa linguagem.
As palavras podem ser pedras, mas também podem ser a única forma de podermos afirmar uma emoção e por consequência um sentimento. Não vale a pena culpar as palavras da extrapolação que fazemos ou que nos fazem das emoções e sentimentos. Porquê torná-las no bode expiatório das nossas fraquezas? As palavras podem ser, simplesmente, o meio pelo qual eu faço chegar ao outro um sentimento, mas elas não são, necessariamente o sentimento.

Bj muito grande

Rui

Anónimo disse...

Uma palavra nunca poderá ser condutora de um sentimento. Tudo porque não sentimos de forma idêntica!
A tua noção de AMOR não corresponde a nada que outrém conheça. Os sentimentos são individuais acima de tudo e as palavras não são suficientes para os conter.
Beijo.
Raquel Sousa.

Rui Miguel Ferreira disse...

Olá Raquel!

Humm, a dificultar... muito bem!

Peço-te desculpa mas, entendo que não estás a fazer uma interpretação correcta da palavra.

"Uma palavra nunca poderá ser condutora de um sentimento." Porque não pode? Eu penso que também pode ser. Sublinho, também pode.

"Tudo porque não sentimos de forma idêntica!" Eu entendo que podemos sentir de forma idêntica, nem todos nem tudo, mas posso sentir de igual forma com uma outra pessoa qualquer. Posso ter uma emoção semelhante, um sentimento semelhante...

"A tua noção de AMOR não corresponde a nada que outrém conheça." Não é a minha noção de amor, mas a interpretação da palavra / do signo que está em causa. A palavra é muito anterior a mim e o seu significado é construído pelo social que cada um "absorve". Ou seja, eu não estou a inventar uma nova noção, ela por certo já existe.

(...)

Mas, este teu comentário vai originar um "post". Uma vez que há alguns equívocos que convêm esclarecer. Vais dar-me um pouco de trabalho, mas o desafio é mesmo esse. E, pensar uma palavra (qualquer palavra que seja) é tentar ir além da indiferença que lhes damos. Tal como afirmou Isabel Stilwell "não entendemos o significado profundo das coisas porque as retiramos do seu contexto e não percebemos o simbolismo da linguagem."

Até breve, então.

Bj grande

Rui

manhã disse...

É verdade que apesar de mil vezes repetida a palavra amor, embora tenha perdido alguma frescura, continua a ser o nosso mais forte iman.

Rui Miguel Ferreira disse...

Manhã,

Concordo perfeitamente. Íman é talvez uma das palavras que lhe assentam melhor...

Bj

Rui

Anónimo disse...

Ó a palavra AMOR pode ser como um
confusãO!!!!

Pq se vc ama e nãO é correspondida!!!
fik dificil paka's...

por issO se vc ama e nãO é amado
esquece essa pessoa!!!

as vezes tem uma pessoa q te ama...
e vc pode dar certu com ela(e!!!

ame quem ti ama nãO quem ti sorrir
pq quem ti sorrir nãO ti ama e quem
ti ama sofre por ti...

Anónimo disse...

Eu amO o grupo "OS HAWAIANOS"
mais eles nem sabe q eu existo poxa intaum pra q amar pow!!!!

amu de montaum!!!!

Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS...

Mais um dia eles vãO saber q eu existoo!!!

by: pimentinhááh

Anónimo disse...

Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,Eu AmO Os HAWAIANOS,